segunda-feira, 12 de maio de 2008

HIQUE - PRIMAVERA/VERÃO 2009


HIQUE - PRIMAVERA/VERÃO 2009


O Candomblé, culto dos orixás, é uma das heranças do povo africano trazida ao Brasil com os escravos. Tem como base o culto ás forças da natureza, energias, orixás.

Hoje, aproximadamente 3 milhões de brasileiros tem o candomblé como sua religião, e de forma interessante, de todas classe sociais e etnias. Mesmo sendo alvo de preconceito, exclusão social, e condenação da igreja.

Os escravos brasileiros pertenciam a diversos grupos étnicos, principalmente os Yorubá, e desenvolveram-se outras divisões nas regiões do país, diferindo nos cultos, nos orixás, nos cânticos e rituais, havendo detalhes diferente para o mesmo orixá, de acordo com o local do culto.

Mesmo que o candomblé apresente o culto a vários deuses, na verdade é uma religião monoteísta, já que o senhor dos orixás é Olorum, na maioria dos cultos baseados na origem Yorubá.

Cada orixá apresenta sua particularidade: personalidades, habilidades e preferências rituais.

Cada pessoa é escolhida por um orixá ao nascer, carregando em sua vida as influências desta personalidade.

E nesta coleção, o homem tem espaço para sua personalidade: seu gosto pessoal, um acessório que o diferencie, o mix de informação.

O orixá Ewa.

Assim como Iemanjá e Oxum, Ewa é uma divindade feminina das águas, ás vezes conhecida como esposa de Oxumaré e pertencendo á ela a faixa branca do arco-íris.

Está ligada, ás matas, rios, riachos; também é associada á serpente Dan, símbolo do ciclo, do reinício, por que morde a própria cauda formando um círculo.

O homem da coleção Ewa, é forte e guerreiro como ela; o orixá feminino, mostrado na figura masculina.

O guerreiro de Ewá, impõe o homem negro e conquista a liberdade.

O orixá também remete á pureza e virgindade; o homem da coleção é bem jovem.

Os filhos deste orixá são belos, vaidosos, vistosos.

O homem de Ewá, tem inspiração na beleza masculina rude trazida pelos rappers americanos, mas também na classe da blck music dos anos 70.